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MEC cria grupo para discutir possíveis alterações no Enem

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira institucionaliza um grupo de trabalho para discutir e propor mudanças nas próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

De acordo com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Victor Godoy, "o primeiro passo do GT será ouvir todas as contribuições dos atores envolvidos, para posteriormente, debater as mudanças necessárias e levar aos alunos exames de qualidade, que avaliem eficientemente o conjunto de habilidades que os alunos devem adquir ao longo do Novo Ensino Médio".

O Grupo de Trabalho será composto por representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O GT será coordenado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (Seb/MEC), uma vez que as avaliações estão diretamente relacionadas às mudanças estruturantes do novo ensino médio. De acordo com a portaria, tem o prazo de seis meses para concluir os trabalhos. As reuniões serão mensais, podendo haver mais de uma em casos extraordinários.

Os exames devem sofrer alterações  em relação Educação Profissional e Tecnológica.

- Imagina um jovem que aspira ingressar em curso superior de um Instituto federal, se ele souber que o que ele aprendeu no ensino médio vai ser objeto de avaliação em uma prova, ou seja, que o conhecimento que ele adquiriu vai ser importante, certamente ele vai se dedicar mais ao longo do Ensino Médio - afirma o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Wandemberg Venceslau.

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO
O Inep continuará sendo o órgão responsável pela operacionalização dos exames, participando com seus técnicos do grupo de trabalho. O instituto irá subsidiar as discussões com as evidências que produz e com sua expertise, são mais de 30 anos atuando na avaliação educacional brasileira.

* Com informações do MEC

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